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Guia: Afinação de mudanças

Publicado : 2020-09-22 16:08:27
Categorias : Notícias

Não há nada mais irritante ao pedalar do que sentir as mudanças desafinadas, para elém do ruido desagradável as mudanças desafinadas podem ser a diferença entre conseguir ultrapassar uma zona técnica ou ficar pelo caminho.

Felizmente, ajustar um desviador é relativamente simples e possível para a maioria dos ciclistas.

 

Existem muitos detalhes no ajuste de um desviador traseiro, mas se seguirem o guia prático de 5 passos será relativamente simples atingir um bom funcionamento nos trilhos, nas estrada ou em casa.

 

Afinar o desviador dianteiro não fará parte deste artigo, no entanto o processo base pode ser aplicável na afinação do mesmo. Este artigo tambem não inclui a afinação de novos desviadores elétrónicos como a gama Sram AXS e Shimano Di2.

 

Se preferires assistir a um video sobre o tema podes consultar o canal BikeOnlineTV que já explorou o tema:  https://www.youtube.com/watch?v=mHjikfIQ9bs

 

5 Passos para afinar as mudanças:

 

1. Afinar o parafuso limitador de alta velocidade

 

Com o cabo de mudanças desconectado do desviador, basta pedalar suavemente até que a corrente caia na roda dentada menor. De seguida basta encontrar o parafuso na parte de trás do desviador marcado com H
 (determina o quanto o desviador se pode mover em direção ao quadro). Girá-lo no sentido horário move o desviador para mais perto dos raios, o objetivo será que a roldana superior do desviador fique diretamente abaixo da menor das engrenagens.

 

 

2. Conectar o cabo ao desviador

Com a corrente velocidade mais alta (roda dentada menor) deves puxar o cabo o mais apertado possível no desviador e prendê-lo ao corpo de desviador através do parafuso que serve esse efeito. É importante manter alguma tensão no cabo de forma a que não fique "solto" depois de apertado, no entanto tambem não deve exercer pressão sobre o desviador neste momento.

 

3. Ajustar a tensão do cabo de mudanças

O ajustador de tensão pode ser encontrado no desviador (tal como na imagem) ou no manipulo de mudanças, o principio é o mesmo e aplicável em qualquer um dos cenários. Girar o regulador no sentido anti-horário aumenta a tensão no cabo, trazendo o desviador para mais perto da roda, girar o desviador no sentido horário diminui a tensão, movendo-o na direção do quadro. A base aqui será em identificar o problema que enfrentámos, temos dificuldade no aumento ou na diminuição de mudança, deverás rodar os pedais alterando várias vezes as mudanças até identicares qual o cenário que encontras.

Se a corrente parecer hesitante em passar para uma mudança mais leve (prato maior), aumentar a tensão do cabo girando o ajustador no sentido anti-horário suavemente até o problema estar resolvido será a solução. Se a dificuldade for passar para uma mudança mais alta (prato mais pequeno) bastará  girar o ajustador no sentido horário para diminuir a tensão.
Ouvir o ruído proveniente do sistema de transmissão ditará quando estiver devidamente afinado.

 

 

4. Afinar o parafuso limitador de baixa velocidade

O 1º passo será mudar as mudanças aé a corrente estar na mudança mais leve (prato maior). De seguida basta encontrar o parafuso marcado com L (abaixo do parafuso H). Este parafuso determina o quão longe em direção à roda o desviador se pode mover.
O objetivo aqui será fazer com que as roldanas do desviador não se consigam mover para além da posição do prato maior da cassete (caso se consiga mover para alem deste prato a corrente poderá saltar para os raios).
Girar o parafuso suavemente no sentido horário até que o desviador não se consiga mover para além deste ponto é essencial mas não deve ser exagerado considerando que o desviador pode ficar limitado e não ser possivel utilizar as mudanças mais leves. Após a afinação inicial deves fazer algumas mudanças de velocidade de forma a garantir que tudo está a funcionar corretamente.

 

 

5. Afinar o parafuso "B-tension"

Com a corrente ainda na mudança mais leve deves afinar o parafuso "B-Tension" normalmente localizado na parte superior do desviador. Este parafuso determina o quão perto a roldana superior do desviador fica da cassete.  A regra base será estar o mais próximo possível das rodas dentadas, sem realmente tocar nelas, normalmente 3mm é uma boa distância de referência. Girar o parafuso B no sentido anti-horário aproxima a roldana superior da cassete.

 

Para finalizar basta rodar as bicicleta durante alguns kilómetros e ajustar cada um dos passos tomados acima até atingir mudanças de velocidade suaves e definidas.

 

Alguns problemas podem impedir o correto funcionamento e criar necessidade de alterar alguns componentes.

 

A transmissão de uma bicicleta é considerada material de desgaste e é necessária atenção ao estado atual de cada um dos componentes. Caso não consigas afinar corretamente a tua transmissão deves dirigir-te à tua loja Bike Zone de forma a fazerem o diagnóstico correto dos problemas que podes ter.

 

 

Miguel Tavares

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