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Rodas de Estrada - Tudo o que precisas de saber

Publicado : 2018-04-10 11:37:06
Categorias : Notícias

Rodas de estrada

As rodas de uma bicicleta são dos componentes mais importantes, pois suportam o nosso peso, são o nosso ponto de contacto com o solo e transferem a nossa potência. Escolher umas rodas não é uma tarefa fácil, mas é importantíssimo para melhorar a nossa performance e experiência ao pedalar.

Anatomia de uma roda de estrada

As rodas são compostas por Cubos e Rolamentos, Aros, Raios e Cabeças de Raios.

Os cubos são o componente central da estrutura da roda, ou seja, as rodas giram nos cubos. Os rolamentos permitem que o cubo gire no eixo da roda. Os rolamentos normalmente são de cartucho devido à facilidade de instalação, começa a ser usual rolamentos de copo e de cone, mas a sua montagem requer mais perícia, pois é ncessário garantir a fricção certa para um bom funcionamento. Para melhorar o desempenho é recomendável a utilização de rolamentos de cerâmica. Visita a tua Bike Zone para fazeres um upgrade aos teus rolamentos e surpreende-te com as melhorias.

Os raios suportam os aros e distribuem a força pelo aro. As cabeças de raio tensionam os aros para garantir resistência à roda, é muito importante respeitar os valores indicados pelos fabricantes. Existem raios redondos e planos (aero). Actualmente os raios Aero têm ganho terreno e estão presentes em rodas de todos os preços. Os raios Aero oferecem mais aerodinâmica, tal como o nome indicada, mas também uma maior rigidez.

Os aros, são provavelmente a parte mais importante das rodas, pois têm uma grande influência no peso das rodas, na durabilidade e na capacidade de travagem. Como indicado no esquema acima, existem três tipos de aros, variando com a altura da secção.

Os aros de secção rasa (Perfil Baixo/Shallow), com uma altura do aro inferior a 25mm, permite uma roda versátil e adequada a todo o tipo de passeio e bicicleta, mas existem modelos, os mais caros, destinados a quem faz grandes subidas.

Um secção intermédia (Perfil Médio/Mid), compreendida entre os 25mm e os 40mm, permite ganhos de aerodinâmica sem colocar em causa o peso e permitindo assim a utilização em terrenos com grandes desníveis.

Os aros com uma secção superior a 40mm (Perfil Alto/Deep), são indicados para quem procura velocidade e aerodinâmica em terrenos com pouco ou nenhum acumulado, obtendo assim o melhor rendimento e maior velocidade.

Que tipos de rodas existems? Pneu,  Pneu Tubular e e Pneu Tubeless.

As Rodas de Pneu (Clincher) são sem dúvida o standard do mercado pois são de fácil manutenção e a instalação dos pneus e câmaras de ar é extremamente fácil e permite utilizar a roda imediatamente após a sua colocação. Uma pequena borda no aro impede que o pneu saia do aro, e a alta pressão que está sujeita a câmara de ar faz com que o pneu não saia da posição. Um dos senão destas rodas é o peso do conjunto, rodas, câmara de ar, pneu.

As Rodas de Pneu Tubular não são aconselháveis aos utilizadores menos habituados a questões mecânicas, mas com alguma prática a montagem torna-se bastante eficiente dependendo do método utilizado, cola ou fita tubular. Estas rodas são normalmente mais leves de que as Rodas de pneu (Clincher), pois não necessita da borda do aro para "segurar" o pneu devido à forma com o pneu se ajusta ao aro.

Cada vez mais procuradas, as Rodas de Pneu Tubless, apesar de ligeiramente mais pesadas que umas Rodas de pneu devido ao material necessário para manter a roda selada para os pneus tubless, o peso do conjunto Roda+Pneu é muito próximo, e permite que não existem desperdícios energéticos na rotação da mesma devido à utilização da câmara de ar, e evita a fricção entre a câmara de ar e o pneu.

Então qual é o tipo de roda indicada para a tua utilização?

Tipo de utilização de rodas de estrada

Rodas de bicicleta

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