O Inverno chegou e com ele chegou o frio, a chuva e a lama! A pensar em todos os ciclistas que não se “assustam” com as condições climatéricas desenvolvemos este guia com alguns cuidados essenciais a ter no inverno para não colocar em causa o bom estado e funcionamento da bicicleta.

Como normalmente deves fazer sempre o mesmo check up. Ver se as rodas estão bem presas, se não existem folgas na direcção, se os travões estão operacionais, e a transmissão devidamente lubrificada.

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ESTRADA: Escolher uns pneus indicados para a chuva, como por exemplo o Continental Grand Prix 4.

BTT: Reduzir ligeiramente a pressão dos pneus, de forma a evitar que a bicicleta “patine”. Convém confirmar bem o estado de conservação do pneu, se não se encontra gasto ou ressequido.

Utilizar lubrificantes indicados para a chuva e lama, como por exemplo o Muc Off Wet Lube, que repele a água. Existem lubrificantes com o Muc Off C3 Wet, que são excelentes para quem procura fazer longas distâncias à chuva.

Muitas vezes passam ao lado da “vistoria” que fazemos mas é muito importante estar atento aos estado dos rolamentos das bicicletas, em especial da caixa de direcção e dos cubos. Deves inspeccionar e se necessário substituir os rolamentos no ínicio da época de chuvas e voltar a inspeccionar no fim. Caso vejas que algum rolamento não se encontra em condições não hesites em trocar, pois condiciona imenso a performance da tua bicicleta. Caso prefiras que seja feito por um técnico especializado, agenda aqui a tua manutenção.

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A utilização de Guarda-lamas ainda não é uma pratica muito corrente em Portugal, mas realmente a utilização de guarda lamas evita que a chuva e lama não passe da zona das rodas, mantendo a bicicleta e o ciclista limpos e protegidos. Existem algumas soluções que facilmente se colocam e retiram como por exemplo para estrada os BBB Roadcatcher e os Guarda Lamas Bike Zone para BTT.

É após uma pedalada no Inverno que deves ter grande parte dos cuidados com a tua bicicleta para evitar que se danifique.

Caso tenhas apanhado muita chuva é aconselhável, retirar o espigão de selim e virar a bicicleta ao contrário durante alguns minutos para permitir que alguma humidade acumulada no interior se dissipe. Depois deves lubrificar com uma massa consistente e voltar a colocar no bicicleta.
Deves lavar a bicicleta com algum cuidado e utilizando produtos específicos para a lavagem da bicicleta como o Muc Off Bike Wash 1L. Ter em especial atenção as zonas onde as escovas têm alguma dificuldade em chegar.
Após a lavagem e secagem da bicicleta deves aplicar um produto para proteger o quadro como o spray de protecção Muc Off Bike Spray. O Muc Off Bike Spray cria uma película de protectora, e repele a água e sujidade da bicicleta, protegendo contra a corrosão. As cabeças de parafusos, porcas, e outros componentes que normalmente enferrujam devem ser tratados com óleo, ou por exemplo, WD-40 ou Muc Off MO94.

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Uma corrente cuidada faz toda a diferença e aumenta significativamente a durabilidade da mesma. Se normalmente já se deve lubrificar a corrente regularmente, no Inverno essa lubrificação deve ser muito mais recorrente, o ideal será sempre utilizar lubrificantes indicados para o inverno, ou uma vez por semana, ou a cada 80km. É muito importante limpares bem a corrente antes de lubrificares. Se no Verão muitas vezes se lubrifica sem limpar a corrente, no Inverno isso não é nada aconselhável. Também existem ferramentas específicas, como a BBB BTL51 Chain Checker, para ver o estado da corrente e se necessitam de ser substituídas.

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As rodas é a parte da bicicleta que tem mais contacto com a água e lama. É muito importante limpar bem os aros e cabeças de raios para não ganharem ferrugem e verificar os rolamentos. Nas bicicletas de estrada com travões de pinças é necessário dar especial atenção à superfície de travagem para não colocar em causa a capacidade de travagem.

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A água muitas vezes acumula-se nos pontos de rotação, nas espirais e nos cabos de travão e mudança, danificando os componentes. Verifica bem se essas zonas estão bem limpas e se possível lubrifica com Muc OFF MO94, ou WD-40.

INDISPENSÁVEL! Muitas vezes não temos tempo para verificar todos os pontos, mas é indispensável lavar bem a bicicleta retirando toda a sujidade acumulada e lubrificar a transmissão.