Compraste um produto, utilizaste e notaste que deixou de funcionar ou que apareceu um defeito? Existe uma garantia de conformidade determinada pela lei que cobre estes danos caso não se verifique utilização incorreta do produto.

Na Bike Zone temos um serviço pós-venda para te ajudar a verificar se a garantia do produto é aplicável e garantir a mediação com a marca de forma a poderes voltar a usar o teu produto

 

Existem três tipos de garantias: 

  1. Garantia legal de conformidade

  2. Garantia legal de defeitos ocultos

  3. Garantia comercial


 A garantia legal de conformidade é aplicável nos casos em que no momento de receção são visiveis defeitos reconhecidos numa das seguintes situações:

  • O bem está em estado impróprio para o uso habitualmente esperado (por exemplo, um produto elétronico que não liga)

  • O bem não inclui as qualidades anunciadas ou apresenta caracteristicas diferenciadas faça ao anunciado

  • O bem tem um defeito de fabrico, uma imperfeição ou um defeito de montagem.

 

Os defeitos podem resultar:

  • do bem propriamente dito

  • da embalagem

  • das instruções de montagem

  • da instalação quando esta foi efetuada pelo vendedor 

 

 A garantia legal de defeitos ocultos aplica-se aos defeitos que tornam o bem impróprio para o uso para o qual foi concebido e que não eram visiveis no momento da compra.

No caso da garantia legal de defeitos ocultos cabe ao comprador provar a existência do defeito oculto.

 A garantia comercial é uma possibilidade de extensão das garantias legais oferecida pelas marcas que se traduz maioritariamente numa extensão temporal do periodo de garantia mediante registo do produto no site da marca e cumprimento de manutenção apropriada.

 

Com o uso do produto, podem surgir defeitos, poderás fazer um pedido de garantia desde que não sejam quebradas as condições de garantia especificas para cada produto que poderás conhecer em detalhe no site oficial de cada marca.

 

Na garantia legal de conformidade aplicam-se as seguintes exclusões:

  • Foi tomado conhecimento do defeito aquando da compra, não podendo ser ignorado o defeito no momento da compra. (Por exemplo, se o vendedor informou dos defeitos).

  • Se o defeito resultar de materiais adicionados pelo comprador. (Por exemplo, se colocar uma bateria não adequado num equipamento elétrónico, uma caixa de direção ou amortecedor de medidas erradas etc).

  • Se o defeito é decorrente do desgaste normal como em pastilhas, calços, câmaras de ar, pneus, punhos, calços de travão, rolamentos, cabos, bichas, pratos, roldanas, correntes, cassetes, juntas de suspensões ou amortecedores, raios, linguetas, discos, superfície de travão nos aros, dropout, ampolas, líquido de travões, etc.

  • Se o defeito é decorrente da utilização não conforme do produto. Estas instruções de utilização são frequentemente divulgadas no manual da marca e devem ser respeitadas. Numa bicicleta, por exemplo é importante verificar a prática para que a mesma é destinada. Por exemplo, uma bicicleta de Cross-Country não será adaptado a um uso em Downhill ou Enduro. 

  • Se o defeito é decorrente de manipulações indevidas, desrespeito do manual de montagem ou manipulação por um reparador não autorizado pela marca, utilização de produtos de manutenção e ferramentas não conformes com as recomendações dos construtores.

  • Se o número de série foi apagado ou foi modificada a pintura

  • Se o defeito ou falha de funcionamento é decorrente de choques, impactos, quedas, roubo, danos resultantes de incêndio, raios/tempestades, corrosão,.

 

Segue uma lista de fatores possíveis de exclusão de garantia por tipo de componente:

Quadro: Uso não conforme, modificações, uso de uma lavadora de alta pressão, etc

Suspensões: Uso não conforme, modificações, desmontagem não conforme, pressão, manutenção, lavadora de alta pressão, acumulação de lama, pó, detritos vários, etc

Transmissão: Manutenção não adequada, falta de lubrificação ou limpeza, utilização de peças não compatíveis, etc

Travões: Sangramento mal efetuado, contaminações de pastilhas, discos não conformes ou não compatíveis com a marca do travão, uso de uma lavadora de alta pressão, peças e óleos não compatíveis, etc

Componentes: Não respeito do binário de aperto, má utilização, utilização de peças não compatíveis, etc

Rodas: Modificações, desmontagem não conforme do cubo, uso de uma limpadora de alta pressão, má manutenção do cepo, rolamentos, tensão de raios não conforme, etc

Pneus: Pressão, montagem, condições inapropriadas, etc

Eletrónica: Má utilização do carregador ou da bateria, etc

Vestuário: Não respeito das instruções de lavagem, etc

A garantia de conformidade é fixada pela lei em 2 anos, com presunção de anterioridade dos defeitos de conformidade cobrindo a totalidade deste período de dois anos para bens novos e de 1 ano para produtos usados.
 A garantia não é aplicável em caso de venda anterior entre dois particulares ou dois profissionais.
 

A garantia de defeitos ocultos pode ativar-se no período de dois anos após a descoberta do defeito.

 As garantias comerciais são próprias de cada marca, deves consultar o site oficial da mesma ou questionar numa loja Bike Zone sobre os possiveis periodos de extensão de garantia 

Todas AS BICICLETAS TÊM GARANTIA MÍNIMA DE 2 ANOS PARA O QUADRO E PEÇAS PARA O PRIMEIRO ADQUIRENTE.

Algumas marcas vão além da duração legal e oferecem prazos de garantia específicos e/ou superiores, podes consultar de seguida a informação por marca:

 

Cannondale: Vitalícia para o quadro (2 anos sem registo) excepto para as gamas Gravity, Freeride, DH, Dirt: 3 anos / excepto bases posteriores, e barras de suspensão: 5 anos

https://www.cannondale.com/en-es/bike-registration/register

Scott: 2 anos + 3 anos no quadro mediante registo no site e cumprimento de plano de manutenção

https://www.scott-sports.com/pt/pt/support/warranty

Moustache: 2 anos para componentes, 5 anos para quadro

https://moustachebikes.com/en/faq/

Gocycle: 2 anos quadro + componentes

https://gocycle.com/product-warranty/

Pinarello: 5 anos mediante registo no site

https://pinarello.com/en-us/warranty/

Deves dirigir-te à loja onde adquiriste o teu produto ou enviar um email para infoline@bikezone.pt caso tenhas comprado o produto no nosso site (www.bikezone.pt), e expor desta forma o problema que encontraste bem como as circunstâncias em que ocorreu. Deves fazer-te acompanhar por fotografias / vídeos e pelo produto com defeito apresentando tambem a fatura e o número de série do produto.

Após receção iremos tratar do teu pedido e voltaremos a entrar em contacto com as conclusões da nossa avaliação de forma a solicitar elementos complementares, informar sobre o procedimento de devolução do produto ou informar sobre a invalidade da mesma.