Garantias | Bikezone

GARANTIA

1. O que é a Garantia?

Compraste um produto, utilizaste e notaste que deixou de funcionar ou que apareceu um defeito? Existe uma garantia de conformidade determinada pela lei que cobre estes danos caso não se verifique utilização incorreta do produto.

Na Bike Zone temos um serviço pós-venda para te ajudar a verificar se a garantia do produto é aplicável e garantir a mediação com a marca de forma a poderes voltar a usar o teu produto

2. Quais são os tipos de Garantia existentes?

Existem três tipos de garantias: 

- Garantia legal de conformidade;

- Garantia legal de defeitos ocultos;

- Garantia comercial;

 A garantia legal de conformidade é aplicável nos casos em que no momento de receção são visiveis defeitos reconhecidos numa das seguintes situações:

O bem está em estado impróprio para o uso habitualmente esperado (por exemplo, um produto elétronico que não liga)

O bem não inclui as qualidades anunciadas ou apresenta caracteristicas diferenciadas faça ao anunciado

O bem tem um defeito de fabrico, uma imperfeição ou um defeito de montagem.

 

Os defeitos podem resultar:

- do bem propriamente dito;

- da embalagem;

- das instruções de montagem;

- da instalação quando esta foi efetuada pelo vendedor;

 A garantia legal de defeitos ocultos aplica-se aos defeitos que tornam o bem impróprio para o uso para o qual foi concebido e que não eram visiveis no momento da compra.

No caso da garantia legal de defeitos ocultos cabe ao comprador provar a existência do defeito oculto.

 A garantia comercial é uma possibilidade de extensão das garantias legais oferecida pelas marcas que se traduz maioritariamente numa extensão temporal do periodo de garantia mediante registo do produto no site da marca e cumprimento de manutenção apropriada.

Quando posso ativar uma Garantia?

Com o uso do produto, podem surgir defeitos, poderás fazer um pedido de garantia desde que não sejam quebradas as condições de garantia especificas para cada produto que poderás conhecer em detalhe no site oficial de cada marca.

Na garantia legal de conformidade aplicam-se as seguintes exclusões:

Foi tomado conhecimento do defeito aquando da compra, não podendo ser ignorado o defeito no momento da compra. (Por exemplo, se o vendedor informou dos defeitos).

Se o defeito resultar de materiais adicionados pelo comprador. (Por exemplo, se colocar uma bateria não adequado num equipamento elétrónico, uma caixa de direção ou amortecedor de medidas erradas etc).

Se o defeito é decorrente do desgaste normal como em pastilhas, calços, câmaras de ar, pneus, punhos, calços de travão, rolamentos, cabos, bichas, pratos, roldanas, correntes, cassetes, juntas de suspensões ou amortecedores, raios, linguetas, discos, superfície de travão nos aros, dropout, ampolas, líquido de travões, etc.

Se o defeito é decorrente da utilização não conforme do produto. Estas instruções de utilização são frequentemente divulgadas no manual da marca e devem ser respeitadas. Numa bicicleta, por exemplo é importante verificar a prática para que a mesma é destinada. Por exemplo, uma bicicleta de Cross-Country não será adaptado a um uso em Downhill ou Enduro. 

Se o defeito é decorrente de manipulações indevidas, desrespeito do manual de montagem ou manipulação por um reparador não autorizado pela marca, utilização de produtos de manutenção e ferramentas não conformes com as recomendações dos construtores.

Se o número de série foi apagado ou foi modificada a pintura

Se o defeito ou falha de funcionamento é decorrente de choques, impactos, quedas, roubo, danos resultantes de incêndio, raios/tempestades, corrosão,.

Segue uma lista de fatores possíveis de exclusão de garantia por tipo de componente:

Quadro: Uso não conforme, modificações, uso de uma lavadora de alta pressão, etc

Suspensões: Uso não conforme, modificações, desmontagem não conforme, pressão, manutenção, lavadora de alta pressão, acumulação de lama, pó, detritos vários, etc

Transmissão: Manutenção não adequada, falta de lubrificação ou limpeza, utilização de peças não compatíveis, etc

Travões: Sangramento mal efetuado, contaminações de pastilhas, discos não conformes ou não compatíveis com a marca do travão, uso de uma lavadora de alta pressão, peças e óleos não compatíveis, etc

Componentes: Não respeito do binário de aperto, má utilização, utilização de peças não compatíveis, etc

Rodas: Modificações, desmontagem não conforme do cubo, uso de uma limpadora de alta pressão, má manutenção do cepo, rolamentos, tensão de raios não conforme, etc

Pneus: Pressão, montagem, condições inapropriadas, etc

Eletrónica: Má utilização do carregador ou da bateria, etc

Vestuário: Não respeito das instruções de lavagem, etc

4. Período de Vigência da Garantia

A garantia de conformidade é fixada pela lei em 3 anos, com presunção de anterioridade dos defeitos de conformidade cobrindo a totalidade deste período de três anos para bens novos e de 1 ano para produtos usados.

 A garantia não é aplicável em caso de venda anterior entre dois particulares ou dois profissionais.

A garantia de defeitos ocultos pode ativar-se no período de dois anos após a descoberta do defeito.

 As garantias comerciais são próprias de cada marca, deves consultar o site oficial da mesma ou questionar numa loja Bike Zone sobre os possíveis períodos de extensão de garantia 

TODAS AS BICICLETAS TÊM GARANTIA MÍNIMA DE 3 ANOS PARA O QUADRO E PEÇAS PARA O PRIMEIRO ADQUIRENTE.

Algumas marcas vão além da duração legal e oferecem prazos de garantia específicos e/ou superiores, podes consultar de seguida a informação por marca:

 

Cannondale: Vitalícia para o quadro (2 anos sem registo) excepto para as gamas Gravity, Freeride, DH, Dirt: 3 anos / excepto bases posteriores, e barras de suspensão: 5 anos

https://www.cannondale.com/en-es/bike-registration/register

Scott: 3 anos + 3 anos no quadro mediante registo no site e cumprimento de plano de manutenção

https://www.scott-sports.com/pt/pt/support/warranty

Moustache: 3 anos para componentes, 5 anos para quadro

https://moustachebikes.com/en/faq/

Gocycle: 3 anos quadro + componentes

https://gocycle.com/product-warranty/

5. Como iniciar um Pedido de Garantia?

Deves dirigir-te à loja onde adquiriste o teu produto ou enviar um email para infoline@bikezone.pt caso tenhas comprado o produto no nosso site (www.bikezone.pt), e expor desta forma o problema que encontraste bem como as circunstâncias em que ocorreu. Deves fazer-te acompanhar por fotografias / vídeos e pelo produto com defeito apresentando também a fatura e o número de série do produto.

Após receção iremos tratar do teu pedido e voltaremos a entrar em contacto com as conclusões da nossa avaliação de forma a solicitar elementos complementares, informar sobre o procedimento de devolução do produto ou informar sobre a invalidade da mesma.

DÚVIDAS?
Contacta o nosso serviço de apoio ao cliente.

Iremos responder rapidamente e certamente ajudar em qualquer questão.

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TERMOS E CONDIÇÕES

1. Abertura da ficha de cliente

A abertura da ficha de cliente é considerada como válida após a activação feita.

A ficha de cliente deverá de ser devidamente preenchida, ou seja, os campos deverão de estar completos, com os devidos espaçamentos entre os algarismos, tais como:

nome completo, morada completa, localidade, código postal, telefone, e-mail, identificador de cliente e palavra-chave.

Todos os campos que possuem o símbolo (*) devem de ser correctamente preenchidos pois são campos de preenchimento obrigatório.

Após a análise da ficha devidamente preenchida com todos os dados solicitados pela Bike Zone, a aprovação é enviada ao cliente com os dados de acesso por e-mail.

2. Encomendas

A Bike Zone reserva-se o direito de alterar preços, incluir ou excluir produtos sem aviso prévio.

3. Confirmação

Após a recepção do pedido de encomenda, o mesmo será confirmado pelo nosso Departamento Comercial ao cliente (poderá ser por e-mail ou via telefónica).

Este site é um catálogo Online, com produtos virtuais podendo não estar em stock, estando portanto sempre sujeitos a disponibilidade dos fornecedores.

A confirmação engloba: quantidades em stock e sua disponibilidade, preços, descontos, prazos de entrega.

4. Métodos de Pagamento

- Pagamento por transferência Bancaria, após a confirmação de disponibilidade enviada pelo nosso departamento comercial.

- Financiamento. Requer aprovação da Entidade Bancária

5. Envio

As encomendas serão enviadas pela transportadora CTT.

Os portes serão suportados pelos clientes cujos valores serão aplicados por tabela:

- Encomenda com pagamento por transferência bancária (continente) 5.00€;

- Encomenda com valor superior a 75,00€, portes gratuitos (para o continente);

- Volumes de maior dimensão o valor dos portes terá que ser calculado em função do peso volumétrico;

- Encomenda para as ilhas e estrangeiro com portes sujeitos a consulta;

6. Política de trocas e devoluções

Nos termos da alínea f) do n.º 1 do artigo 4º do Decreto Lei n.º 143/2001, de 26/04, o cliente dispõe de um prazo máximo de 14 (catorze) dias para resolver o contrato sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar o motivo.

Para a empresa aceitar a devolução do(s) artigo(s), o cliente tem de seguir este procedimento:

1. Contactar a Bike Zone S.A. por Carta Registada, e-mail (infoline@bikezone.pt), através da respectiva conta de cliente, ou por telefone para pedir uma recolha do produto a devolver à Bike Zone.

2. Voltar a colocar o produto na embalagem original intacta.

3. Colocar a embalagem original numa embalagem de protecção.

 4. Entregar a encomenda ao transportador.

Na altura da recepção da peça devolvida, o cliente será reembolsado através do modo de pagamento original.

Importante:

Para que a devolução seja aceite, é essencial que: 

• A própria peça esteja em perfeitas condições (sem ter sido utilizada e sem sinais de ter sido montada) 

• Nos seja devolvida na sua embalagem original (intacta, sem marcas e sem fita-cola) 

• A encomenda seja colocada numa caixa de envio juntamente com a cópia da “Fatura de compra” (certifique-se de as peças pesadas ou frágeis são devidamente embaladas de forma a não se moverem)

7. Características dos Produtos

Os produtos vendidos na loja online da Bike Zone respeitam as características do fabricante, qualquer produto que apresente características diferentes do fabricante será erro de introdução, neste caso prevalece a informação original da marca, não assumindo a Bike Zone qualquer responsabilidade sobre erros desta origem.

8. Fotografias dos Produtos

As fotografias apresentadas no site são meramente ilustrativas. Recomendamos que consulte os detalhes do produto para informação acerca das respectivas características, no caso de fotos trocadas assiste ao cliente o direito de cancelar a encomenda.

9. Preço e Disponibilidade

O catálogo de produtos da bikezone.pt (loja virtual) é independente das lojas físicas, quer ao nível de preço, como de quantidades em stock. Todas as campanhas promocionais têm stock limitado e exclusivo para comercialização online. Em caso de indisponibilidade do produto e/ou ruptura de stock, será informado do cancelamento parcial ou total da sua encomenda com direito ao reembolso da respectiva quantia paga, no caso de ter optado por transferencia bancária. 

10. Informação sobre Conteúdo

Fazemos todos os esforços para que a informação apresentada esteja isenta de erros tipográficos e sempre que estes ocorram, procederemos logo que possível, à respectiva correcção. No caso da informação apresentada não corresponder às características do produto, assiste ao Cliente o direito à resolução do contrato de compra e venda nos termos legais aplicáveis.

As fotografias apresentadas no site são meramente ilustrativas. Recomendamos que consulte detalhada do produto para informação acerca das respectivas características. 

Os preços e especificações dos produtos estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. 

Apesar dos esforços da Bike Zone S.A., alguns produtos poderão constar com preço incorrecto, pelo que verificamos os preços sempre que procedemos ao tratamento das encomendas. Se o preço do produto for inferior ao preço anunciado, devolveremos a diferença. Se o preço for superior, informaremos o cliente por email e aguardaremos a sua decisão de aceitar a nova proposta ou cancelar a encomenda.

11. Avisos Gerais

Em nenhumas circunstâncias seremos responsáveis por:

a) Prejuízos económicos de qualquer tipo;

b) Prejuízos indirectos, especiais ou consequentes;

c) Danos ou perdas de dados relativos a este site;

12. Lei Aplicável

Os Termos e Condições deste site baseiam-se na Lei Portuguesa, e qualquer situação de litígio será resolvida nos Tribunais portugueses.

13. Aviso CIAB

EM CASO SE LITÍGIO, O CONSUMIDOR PODE RECORRER AO CENTRO DE INFORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE CONSUMO SITO NA RUA D. AFONSO HENRIQUES, Nº 1, 4700-030

BRAGA E NA PÁGINA WEB EM WWW.CIAB.PT

LEI Nº144/2015, 8 DE SETEMBRO

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